
STREET
WEAR
STREETWEAR
O estilo Streetwear, assim como sua denominação, teve origem nas ruas e se juntou ao esporte e a música para seu design e desenvolvimento. Para explicar essas características tão marcantes, voltamos aos anos 60, onde singelamente cresciam os aspectos cruciais dessa prática, como o crescimento do skate e do surf.
O Streetwear começou a ter impacto somente nos anos 70, quando todos os pontos de sua constituição estavam no ápice, o Skate e o surf, a cultura pop e o rock e principalmente as primeiras aparições da cultura Hip-hop, mas o estilo só se concretizou de fato nos anos 80 quando um surfista e vendedor de pranchas decidiu lançar T-shirts com sua assinatura em forma de grafite e desenhos descolados em sua estampa. Com toda naturalidade do mundo, esse lançamento viralizou, devido ao fato do local onde foi iniciado ter sido na Califórnia, o palco de grandes dimensões culturais dessa época, o estilo teve um “boom” de crescimento da noite pro dia.
MODA E CULTURA
Ao final dos anos 80 tudo que um jovem queria era uma roupa confortável e urbana para andar pelas ruas de sua cidade, ao mesmo tempo em que negava o visual consumista dos Yuppies (jovens profissionais endinheirados) e Preppies (adolescentes de famílias ricas tradicionais), pois já tinham fincado os dois pés em movimentos de contracultura que dialogavam com o estilo despojado do que já era considerado Streetwear.
A contracultura de modo geral, sempre se mostrava especialista quando o assunto era adequação e criação de estilos para externalizar suas personalidades, e o streetwear é a própria incorporação desse conceito. Quando o estilo se encontrou com o Hip Hop em Nova York, é que as coisas tomaram novas proporções. Naquele momento a Cultura Hip Hop estava em evidência e muita das coisas que os artistas usavam caíam no gosto do público quase que instantaneamente. O Hip Hop somou ao Streetwear seu posicionamento político, moletons largos, sneakers, joias e a recriação de peças de luxo para o público dos guetos. As pessoas são tão conectadas e interativas que se forma uma comunidade em torno dos produtos, tanto para o lado comercial como cultural enfatizando sempre estilos alternativos e fora dos padrões sociais.
No início as lojas se recusavam a colocar as primeiras marcas de Streetwear em seu mix de produtos, pois diziam que essa nova linha atrairia "arruaceiros" e "marginais" para as lojas. Em contrapartida, o público denominado "urbano" cada vez mais, recriavam as peças das marcas de grife à sua maneira, e assim, o estilo foi ganhando reconhecimento por sua autenticidade. Hoje em dia podemos ver a evolução que o estilo conquistou no mercado; marcas como Supreme, VANS, Volcom, DC, Undercover seguem esta linha e ganham um destaque cada vez maior no mundo da moda, inclusive a marca de luxo Louis Vuitton também já fez coleções no estilo Streetwear.
A ESTILIZA
A Estiliza conta a história do Streetwear e o futuro dele, agregando todo o contexto e valor que já possui e apostando em tudo que esse estilo ainda pode oferecer. Nossas peças reforçam a liberdade de expressão, autoconfiança e autenticidade. Afinal, Estiliza é valor, é sentimento, é você!
Criamos a marca viabilizando essa crescente tão poderosa e significativa que exemplifica como a moda e cultura tem uma relação poderosa: uma vantagem, uma maneira de se destacar em meio aos problemas sociais, garantir visões de mundo sem um padrão especifico, incentivando você a pensar e lutar pelo que quer.
A Estiliza traz a quebra de preconceitos como seu principal objetivo, para que você se sinta livre para vestir o que quiser!